- Área: 2800 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Palinda Kannangara Architects
-
Fabricantes: True Value
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na pequena cidade nas colinas de Ramboda no centro de Sri Lanka, entre a cidade história de Kandy e a estação turística de Nuwereliya, em uma zona ecológica única de florestas de montanhas tropicais e pastos, este hotel é completamente integrado ao terreno.
O projeto teve que se adequar às regulamentações ambientais que estipulavam que apenas dois pavimentos deveriam dar frente à rua, para evitar o bloqueio das vistas da paisagem aos transeuntes.
Apesar de conter 6 pavimentos e 27 quartos, o hotel apresenta então aos visitantes em sua lateral voltada para a rua uma fachada permeável de dois pavimentos que permite vistas para as cachoeiras de Ramboda. Os visitantes e hóspedes entram no hotel pelo 4º pavimento que coincide com o nível da rua. O estacionamento, saguão de entrada e o pavimento superior a este permitem vistas amplas dos vales, represa, cachoeiras e horizonte. Um deck de dez metros em balanço proporciona vistas panorâmicas de 270º da natureza do entorno.
As configurações do terreno ajudaram a gerar o projeto. Inicialmente o cliente queria construir um restaurante e com isso menos quartos, no entanto, ao analisar o terreno, a possibilidade de se serem acrescentadas unidades de quartos foi sugerida. Construir com o terreno natural permitiu que o edifício de dois pavimentos abaixo da rua de acesso integrada à topografia se tornasse as alas dos quartos do hotel. Enquanto o 4º e 5º pavimentos foram destinados às atividades de caráter público como saguão, loja, restaurante e deck de observação, os hóspedes descem aos pavimentos inferiores afastados da rua, ruído e áreas públicas para a ala dos quartos. A suíte luxo está localizada sob o deck em balanço proporcionando aos hóspedes uma vista expandida dos vales e da água.
Um aspecto importante do projeto foi a criação da plataforma pública para os motoristas que passar por ali pararem e desfrutarem as vistas, sendo que a área de estacionamento foi projetada também para funcionar como espaço de apreciar as vistas. A paleta de materiais e construção foram baseados nesta ideia de manter os níveis públicos totalmente permeáveis aos vales e à vista, criando vistas sem obstruções para o público.
O gesto consiste em minimizar o impacto ambiental e garantir que o hotel se integre com a paisagem se tornando parte dela.